Gabiroba

Nome científico: Campomanesia xanthocarpa O. Berg.
Família: Myrtaceae
Nomes Populares:
gabirobeira, gabirova, gavirova, goiaba-da-serra, guabiroba-da-mata, guabirova, guariroba, guavira, guaviroba, guavirova.

O nome guabiroba tem suas raízes na língua tupi-guarani e significa casca amarga. Pode medir de 8 a 25 metros de altura. Essa árvore é encontrada desde o Estado de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. No Paraná, é muito encontrada na Floresta com Araucária.

Usos: Servem de alimento para grande número de pássaros, pequenos mamíferos, peixes e até répteis. O homem também utiliza os frutos dessa árvore no preparo de geléias, licores, sucos, doces ou sorvetes. A guabiroba também tem boas qualidades medicinais especialmente para tratamentos de diarréias ou disenterias, sendo sua casca rica em substâncias que ajudam também em cãibras.

Período de aparecimento de flores e frutos: floresce entre os meses de setembro e novembro e os frutos amadurecem em novembro e dezembro.

Plantas que pertencem à mesma família: goiaba (Psidium guajava), jabuticaba (Myrciaria cauliflora), pitanga (Eugenia uniflora), eucalipto (Eucalyptus spp.), cravo-da-índia (Syzygium aromaticum), caingá (Myrcia hatsbachii).

<< Voltar ao Mapa;