Erva mate

Nome científico: Ilex paraguariensis
Família: Aquifoliaceae
Nomes Populares:
erva-chimarrão, mate, chá-mate, chá-do-Paraguai, chá-dos-jesuítas, chá-das-missões, chá-argentino, chá-do-Brasil, congonha, congonheira, mate-verdadeiro.

A erva-mate pode atingir 12 metros de altura, tem caule cinza, folhas com forma de ovo e fruto pequeno e verde ou vermelho meio roxo. Os índios das nações Guarani e Quíchua tinham o hábito de beber suas folhas após serem bem amassadas. Hoje em dia este hábito continua popular nestas regiões, consumido como chá quente ou gelado, ou como chimarrão ou tereré. As folhas da erva-mate são aproveitadas na culinária. Sua origem foi na região sul do Brasil. A palavra mate deriva do quíchua mati que designa a Cuia ou seja, o recipiente onde o chá era bebido diretamente pela boca ou por um canudo. Outra prática bastante popular no Paraná, um habitat original da erva-mate, é juntar o plantio da Araucária com o do mate. Técnicas como essa são comuns para um controle ambiental mais rígido, e para evitar o desgaste do solo.

Usos: A erva-mate serve como digestivo, estimulante, tonificante, no combate de gripes, resfriados, febre, inflamações, reumatismo, úlcera, pâncreas, depressão nervosa, prisão de ventre.

Período de aparecimento de flores e frutos: Floresce durante os meses de outubro e dezembro e os frutos amadurecem de janeiro a março.

<< Voltar ao Mapa;