Oficina do Projeto Trilha da Floresta: Caminhos da Floresta

A 1ª oficina foi realizada no 8º Encontro de Extensão e Cultura, realizado nos dias 19 e 20 de outubro de 2009 no prédio de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná. O principal objetivo desta atividade foi levar a um público externo, que tenha ou não relação com o meio ambiente, um pouco do que é realizado no projeto Trilha da Floresta. Além disso, proporcionar aos colaboradores do projeto o desenvolvimento de uma atividade não rotineira.

O público alvo, como já foi comentado, foram pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre o meio ambiente e suas serventias, sendo que no evento participaram pessoas dos mais variados cursos de graduação: farmácia, agronomia, medicina veterinária, turismo e nutrição. A oficina começou com a apresentação de todos os participantes, bem como dos monitores presentes, e depois se iniciou uma discussão sobre a importância das florestas e os produtos que elas podem nos fornecer. Em seguida desenvolveu-se uma dinâmica com todos para mostrar a inter-relação existente entre os elementos da natureza, assim como entre os seres humanos. Feito isso, os participantes foram levados para uma exposição de produtos extraídos das florestas, tanto plantadas (comerciais) como nativas.

Por fim os participantes foram levados para uma prática de percepção “Caminho dos sentidos”, onde cada participante de olhos vendados era guiado por um monitor. O objetivo desta prática foi estimular os cinco sentidos de cada participante com os elementos ou produtos extraídos da floresta, tais como: folha, casca, flores, frutos, chá, perfume, mel, palmito, etc.